segunda-feira, 7 de maio de 2012

Coopercaju leva alimentos orgânicos para Feira Apas 2012

Coopercaju leva alimentos orgânicos para Feira Apas 2012 - 23/04/2012 11:50 -
A Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (Coopercaju), situada no município de Serra do Mel, está entre os nove empreendimentos da agricultura familiar brasileira que vão expor seus produtos cadastrados na Rede Brasil Rural (RBR), no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), durante a 28ª Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (Feira Apas 2012). A Feira, considerada a maior do mundo do segmento supermercadista, acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.

Durante o evento, o MDA vai ocupar um espaço de 102 m² para apresentar a Rede. Os visitantes, empresários e executivos do varejo, terão a oportunidade de se cadastrar na RBR para comprar e revender produtos da agricultura familiar. Os empreendimentos selecionados contribuem efetivamente com a inclusão produtiva de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais de baixa renda. É a oportunidade que eles têm de inserir e ampliar a oferta de seus produtos nas redes de varejo.

A Coopercaju é um empreendimento de agricultores e agricultoras familiares que atua há 21 anos na produção de caju e derivados, como a castanha de caju. A cooperativa iniciou o negócio com apenas 30 cooperados. Hoje, já são mais de 100. “Nossa fundação foi literalmente à sombra de um cajueiro”, conta orgulhosa a presidente da Coopercaju, Terezinha Maria de Oliveira Medeiros. Para a Feira Apas 2012, a cooperativa preparou orgânicos especiais como as castanhas de caju torradas ao forno, torradas com pimenta e caramelizadas com mel e gergelim.

De acordo com a presidente da Coopercaju, a chance de bons resultados é grande. A cooperativa pretende mostrar seus produtos, que segundo Terezinha são os melhores do mercado, conhecer e manter contato com empresários para futuros negócios. “Queremos fazer contatos com as redes de supermercados e oferecer nossos produtos. A expectativa maior é a de ampliar nossas vendas no mercado nacional”, afirma.

Outra grande expectativa da Coopercaju é a de comercialização na Rede Brasil Rural. Para Terezinha, muitas portas vão ser abertas a partir do cadastramento dos produtos na Rede. “É uma oportunidade enorme para ampliarmos os nossos negócios”, destaca.

De acordo com a presidente, a Cooperativa iniciou sua trajetória recebendo total apoio dos programas do MDA. Ela conta que, em 1998, receberam auxílio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para a construção de uma das sedes da cooperativa. “Quando era o Pronaf Infraestrutura”, acrescenta. Atualmente, todos os cooperados têm Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e recebem auxilio de crédito do Programa.

Além de castanhas, a Coopercaju também confecciona outros produtos derivados do caju para fornecer para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nessa etapa, são as mulheres que tomam conta de toda a produção. Elas fornecem para o PNAE polpa de caju, um pão especial de castanha, tortas produzidas com fibra de caju, que substitui a fibra da soja, entre outros. “A gente está conseguindo colocar isso na merenda escolar e estamos recebendo ótima aceitação”, relata Terezinha.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural é uma estratégia criada pelo MDA para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares, que juntas podem vender seus produtos direto pela internet, comprar insumos agrícolas, máquinas e equipamentos.

Entre os principais benefícios da RBR estão a redução do preço do produto para o consumidor final e o aumento da renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. Outras vantagens do site são a cooperação do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios que cuida de toda a logística de entrega de produtos dos agricultores familiares.

Serviço:
O quê: Feira da Associação Paulista de Supermercados
Onde: Expo Center Norte – São Paulo
Quando: Dias 07, 08 e 09/05, das 14h às 22h
Dia 10/05, das 14h às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário